Soluços
Soluços
Soluço é definido como contração involuntária dos músculos respiratórios, seguida pelo imediato fechamento da glote causando um som característico. Pode ser percebido por todo mundo ao longo da vida.
São classificados como temporários (aqueles que duram até 48 horas), persistentes (48 horas a 30 dias), e intratáveis (mais que 30 dias).
As causas mais frequentes de soluços de curta duração são: distensão do estômago, refluxo gastroesofágico, ingestão de bebidas gaseificadas, mudança súbita de temperatura e estresse emocional. Resolvem-se espontaneamente sem necessidade de intervenção.
As causas de soluços persistentes e intratáveis são várias e necessitam de tratamento da doença de base para a sua resolução na maioria das vezes. Os exemplos são doenças do sistema nervoso central (AVC, neurites, tumores cerebrais, convulsões, parkinsonismo), doenças pulmonares (pneumonia, intubação oro-traqueal, tumores), doenças cardiológicas como infarto, doenças gastrointestinais (tumores do esôfago, doença do refluxo, úlcera, obstrução intestinal, pancreatite), uso de medicamentos como quimioterápicos, antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e antidepressivos, e distúrbios hidroeletrolíticos.
Existe ainda tratamento farmacológico que podem ajudar na resolução dos soluços e esses devem ser prescritos pelo médico.
0 Comentários