
ENDOSCOPIA
Endoscopia Digestiva Alta
É um exame realizado pelo médico endoscopista que avalia a mucosa do esôfago, do estômago e da primeira porção do duodeno.
É feito sob sedação com auxílio de um médico anestesista que fará o paciente dormir profundamente, perdendo os reflexos profundos, exceto o reflexo de respirar.
O preparo para o procedimento é apenas jejum, e este deve ser de 8 horas no mínimo, inclusive de água. Esse jejum é necessário para a adequada avaliação da mucosa e para não haver risco de broncoaspiração.
A broncoaspiração é uma complicação que pode ser fatal. Acontece quando o conteúdo gástrico (líquido ou comida) vai para o pulmão, quando o reflexo de tosse está ausente, como ocorre durante a sedação. Por isso a importância de estar com o estômago vazio durante o exame. Quando o endoscopista identifica a presença de resíduo alimentar ou líquido no estômago, o exame é interrompido imediatamente. Em casos onde o exame é de extrema urgência, como sangramento, presença de corpo estranho, etc., pode-se realizar a proteção das vias aéreas através da intubação orotraqueal. Nesse caso o paciente perde por completo a capacidade de respirar sozinho, necessitando ajuda de um respirador, durante o procedimento, que deve ser realizado em ambiente hospitalar em UTI ou no centro cirúrgico.
A endoscopia digestiva alta identifica lesões inflamatórias, como esofagites, gastrites, úlceras pépticas, estenoses etc., e infecciosas, bem como é possível realizar procedimentos terapêuticos como a remoção de pólipos e de lesões pré-neoplásicas e até do câncer precoce. Também pode ser meio de passagem de sondas alimentares em casos especiais, como a sonda nasoenteral, gastrostomias e jejunostomias, retirada de corpos estranhos, dilatações de estenoses, e até de algumas cirurgias minimamente invasivas, como o tratamento de acalasia (POEM) e a cirurgia bariátrica. Esses dois últimos casos, necessitam treinamento específico para a sua realização.
Procure seu médico e local de confiança para realizar o seu exame. E previna-se.
0 Comentários